- Área: 613 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Shu He, Laurian Ghinitoiu, Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Huangshan, localizado perto das antigas aldeias de Hongcun e Xidi, na província chinesa de Anhui, é o lar de uma das mais belas montanhas do país. Conhecida por sua paisagem verdejante e distintas montanhas de granito, a adorada paisagem tem inspirado artistas, oferecendo-lhes refúgios para contemplação e reflexão. Patrimônio da UNESCO, este local bonito e tranquilo, com atmosfera humanista, tornou-se um destino turístico cada vez mais popular. É aqui que MAD Architects, liderada por Ma Yansong, projetou a Huangshan Mountain Village.
A proposta de MAD faz parte de um masterplan de turismo maior para o Lago Huangshan Taiping. Ao fornecer as conveniências compatíveis com a vida moderna, o projeto reafirma o significado desta cordilheira culturalmente importante. Concebidos respeitando a topografia local, cada um dos edifícios possui altura e aparência diversas, e foram pensados para garantir que os níveis originais fossem mantidos. A disposição dos edifícios no terreno promove conexões em todo o declive sul do Lago Taiping e a relação dinâmica que é criada entre os dez edifícios estabelece um novo tipo de paisagem de vilarejo: uma onde a arquitetura se torna natureza e a natureza se dissolve na arquitetura.
Os apartamentos que compõem o Huangshan Mountain Village foram todos concebidos como retiros silenciosos. Cada um possui uma ampla varanda cujas linhas orgânicas respondem aos contornos topográficos do terreno montanhoso. Com a forma inspirada pelos campos de chá próximos, as varandas parecem ter sido esculpidas pelo vento e pela água, todas umas diferentes das outras. Prolongando o interior para o exterior, elas fornecem bastante espaço ao ar livre, dando aos residentes a sensação de que eles não são apenas observadores do cenário que os rodeia, mas que na verdade estão imersos dentro dele - dialogando com as montanhas, o lago e o céu. Os caminhos foram determinados pela paisagem, de modo que naturalmente serpenteiam pelas árvores e entre a arquitetura, oferecendo um acesso singular ao precioso local.
"A impressão que temos do Lago Taiping em Huangshan é vaga: cada visita a este lugar produz diferentes impressões. É um pouco misterioso, como as pinturas antigas de paisagens de Shanshui que nunca se basearam no realismo, mas na imaginação. Esse sentimento inexplicável é sempre poético; é obscuro e indistinto. Esta é a ideia básica: esperamos que os residentes não apenas admirem a paisagem, mas se vejam como parte desse ambiente, trazendo a atenção para dentro. Ao perceber-se, talvez a pessoa comece a notar um eu diferente daquele presente na cidade." – Ma Yansong
Crescendo instintivamente para fora da paisagem montanhosa, a sensibilidade do projeto do vilarejo se reflete em seu ambiente natural. Oferece um novo tipo de moradia vertical que, ao mesmo tempo que complementa a floresta circundante, melhora os níveis de conforto e bem-estar dos seus habitantes, estabelecendo uma sinergia entre os seres humanos, a natureza e a cultura local.
Concluída, a Huangshan Mountain Village é uma expressão verdadeira da filosofia de "Cidade Shanshui" de Ma Yansong. A intenção não foi criar uma arquitetura que faz referência às formas da natureza, como as montanhas e a água, mas sim estabelece um espaço onde as pessoas possam se reconectar com a natureza em um nível espiritual - criar uma arquitetura que evoca emoções e que incorpora a busca da humanidade pela realização interior.